World Capoeira Federation
SITE MAP DOCUMENTS
 
Hong Kong Open
  International Tournament, WCF licensed event. Ranking class IV  
PAST EVENTS
 
ABOUT
MASTERS
COUNTRIES
COMPETITORS
RESULTS
VIDEO
PHOTO
GO BACK
 

Mestre Capixaba - Mr. Rogerio Sarlo de Medeiros Filho

Mestre Capixaba,Rogerio Sarlo de Medeiros Filho nasceu em 21 de janeiro de 1961,iniciou na capoeira aos 12 anos , natural do Espírito Santo, instalou-se no norte do Estado(2009), na sede do município de Conceição da Barra, onde passou a residir em edificação própria, na Vila de Itaúnas criou um local adequado para realização de rodas e cursos de capoeira, com o objetivo de criar no norte do Estado um pólo internacional de capoeira em território capixaba.

A escolha da região está ligada a três condições básicas: 1 – o local onde nasceu, através de um escravo revolucionário, de nome Teodorinho Trinca Ferro, a capoeira de Angola no século passado. 2- a necessidade de promover, a nível internacional as carências de professores de capoeira, formando quadros na região. 3- mudar a mão dos cursos de capoeira, principalmente os que são anualmente realizados no exterior pelo próprio mestre Capixaba. Em favor da capoeira, Itaúnas oferece sua beleza natural como atrativo extraordinário.

Sobre as atrações de Itaúnas, mestre Capixaba em agosto 2009 promoveu um encontro internacional de capoeira para mestres e professores em atividades, principalmente fora do Brasil. Foram cinco dias de atividades intensas e conhecimento da região. O resultado foi extremamente positivo para os mestres, professores e ele presente . Cerca de 150 capoeiristas aprovaram o local, que é adequado para um pólo de capoeira internacional, como já realizou em 2010 o II Encontro Internacional e Jogos Abertos de Capoeira.Em janeiro o Encontro Nacional é para comemorar seus cinquenta anos.O evento é aberto para todos os grupos de capoeira.

Esses encontros, com presença maciça de mestres e professores só esta sendo possível de realizar pela participação do mestre Capixaba na conquista de outros países pela capoeira. Há 30 anos, formando ao lado dos mestres João Grande,Nacional, Preguiça,Dimola e Sabiá,Niltinho, e outros é um dos difusores da capoeira no mundo.

Há presença de discípulos dele atuando nos Estados Unidos da América, como mestre Ary Ranha(Nova Iorque), na Europa com o professor Bala(Espanha), professores da Alemanha;Arisco, Pitbull, Tapioca, Papa Léguas, Timtim(Suécia) e na Colômbia.

Em função da capoeira, ele ainda deu cursos e participou de eventos em Israel(Oriente Médio), Coréia do Sul(Ásia), África do Sul e Angola(África) na República Tcheca, Polônia e México. No Brasil, além do Espírito Santo, há professores formados por ele em São Paulo,Ceará, Rio Grande do Sul,Minas Gerais,Goiás,etc...

Para se ter uma idéia da sua movimentação em prol da expansão da capoeira, nesses 30 anos de atividade, ele fez por ano, em média cinco viagens ao exterior e quinze em território brasileiro. A capoeira tem hoje 5 milhões e meio de praticantes no mundo e as previsões dão conta para os próximos 10 anos de 12 milhões segundo o IBGE.

 

Contact information:

Email: mestrecapixaba@hotmail.com